quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Dê uma espada nas mãos de um camponês e ele será um soldado; Dê um propósito ao seu coração e ele será um herói.

Bonito o nome do post né??
Hoje eu vou falar de um assunto que eu acho muito importante, e que eu acho meio relegado pelos jogadores: Background...

Quando eu mestro, eu exijo que o background seja bom, detalhado e original, e quando eu jogo, me esforço a escrever um background do mesmo jeito (Já cheguei a desistir de personagens apelões apenas por que sua história não era interessante). Afinal, um background é muito importante, ele define quem seu personagem é, por que ele é assim, quais são os objetivos dele, quem são as pessoas que importam pra ele, quem são seus inimigos, em resumo: Ele define tudo!!
Como um personagem pode ter um bom futuro, se ele tem não tem um bom passado?? Como você vai fazer uma interpretação interessante se seu personagem é um clichê falante? A velha história do "Perdeu os pais e quer vingança" já não cola mais, desenvolva a história, detalhe-a, torne-a interessante, seja original.
Se você (como eu) quer criar personagens memoráveis, personagens que daqui a cinco anos, seu colega de mesa vai virar para você e dizer: "Cara, lembra aquele seu bardo, que tinha como inimigo o Deus menor dos jogos, e que uma vez enfrentou ele numa partida de cartas para nos salvar?", tente criar personagens que sejam únicos, que sejam pessoais, que sejam memoráveis.

Algumas dicas:
Motivações: Todo personagem memorável tem uma motivação forte, se a não tiver, vai adquirir durante a história, e isso vale para personagens maus e bons, de maneira geral, crie uma motivação forte, profunda, que valha à pena para o personagem arriscar a vida em aventuras para completá-la.

Passado: Geralmente tem muito a ver com as motivações, uma coisa que é freqüente é que sempre há tragédias no passado dos personagens, não tenha medo desse esteriótipo, tragédias para formar um passado interessante são legais, desde que você fuja ao clichê "Perdeu os pais quer vingança", só pra citar um exemplo: Kenshin, do mangá Samurai X, era um assassino, que lutou em uma guerra, mas após matar sua esposa acidentalmente, jurou nunca mais matar outra vez, e como virou uma lenda durante a guerra, outros lutadores o enfrentam para vencê-lo, e ele é obrigado a lutar sem matá-los. Pronto está criada uma boa história, e nem por isto a tragédia fez dela um clichê (embora a tragédia não seja obrigatória).

Personagens: Ninguém passa uma vida sozinho até resolver ser aventureiro, crie personagens do passado do seu personagem, pessoas que interagiram com ele antigamente; um antigo amor, um filho renegado, um velho amigo, o fantasma de um parente. Crie elementos que o mestre poderá utilizar em aventuras futuras, que serão importantes para enriquecer as aventuras que você joga com ele agora, a maneira como o personagem interage com eles agora também é importante, e torna seu personagem mais especial.

Reflexos: Todo mundo traz algum comportamento do seu passado, algo que ele teme, ou gosta, ou odeia, com o qual ele reage assim por causa de alguma ocasião anterior, por exemplo: Quando ele era criança ele pode ter enfrentado uma situação em que seus pais foram embora e o deixaram sozinho enfrentando algum tipo de monstro, e por isso ele teria medo de ficar sozinho; ou ele crescera como o líder de garotos orfãos, então teria pavor de falhar com seu grupo desde criança.

Esses são alguns dos fatores importantes para criar um personagem mais completo, mais interessante, mais divertido, não tenha medo de fazer um persoangem mais "fraco" para fazê-lo mais criativo, afinal, RPG não é um King Of Fighters ou Mortal Kombat, RPG é um jogo de contar hitsórias, mas como você vai fazer com que sua história com o grupo seja boa, se você não se dedicou ao escrever uma história pessoal? Até por que, mestres não costumam matar personagens originais e interessantes, se você nunca tentou fazer isso, experimente, e faça seu grupo experimentar também, satisfação garantida ou seu personagem de volta. ;)

Que Nimb role bons dados para vocês... o/

PS: Sugestões são sempre bem-vindas, comentem sobre o que querem ler aqui.=)
PS²: O título veio de uma carta de Magic, não lembro se era exatamente assim, mas a idéia geral vocês pegaram né? ;D

2 comentários:

  1. cara vc ja tinha me falado deste post, mais realmente ficou muito bom mesmo, exemplos muito bem citados, ótimas idéias e dicas...
    sem mais um bom trabalho...

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  2. concordo completamente com o andersom... realmente ficou bom... e eu aprendi, a apreciar um bom background.. recomendo a todos seguir essas dicas... xD

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